26 de junho de 2012

ADMINISTRAÇÃO POR RESILIÊNCIA

Olá pessoal,

Continuando nossas dicas sobre o mercado de trabalho e carreira segue texto adaptado de: Você sabe o que é Resiliência? de Idalberto Chiavenato, que é básico para gestores de qualquer área

CINCO PRINCÍPIOS DA RESILIÊNCIA:

1. Liderança: a resiliência começa quando a liderança da empresa estabelece 
prioridades, aloca recursos e assume os compromissos para estabelecer resiliência 
organizacional ao longo da empresa. A liderança precisa alcançar uma balança entre 
assumir risco e conter risco para assegurar a inovação, dentro de um contexto de 
prudente minimização dos riscos.  

2. Cultura: o segundo componente da resiliência organizacional é a cultura 
organizacional. Uma cultura resiliente é construída sobre princípios de empowerment das 
pessoas, propósito e confiança. Redes de pessoas que se auto-organizam em 
comunidades de prática da aprendizagem para participar, liderar e organizar equipes 
virtuais. Nessas redes de pessoas com empowerment e conectadas reside a forma básica 
daquilo que denominamos Organização Virtual Resiliente. A cultura organizacional 
resiliente tem um forte sentido de propósito em cascata abaixo e acima da organização e 
que alinha objetivos individuais, grupais e organizacionais como um continuum. 

3. Pessoas: o núcleo da resiliência organizacional reside nas pessoas. Elas devem ser 
adequadamente selecionadas, motivadas, apoiadas, equipadas e lideradas para 
ultrapassar qualquer obstáculo ou catástrofe. As pessoas precisam ter habilidades e 
competências que produzam comportamentos para agir eficazmente em ambientes 
subitamente incertos e não-estruturados. Ao mesmo tempo, elas precisam contar com 
apoio e serviços que ultrapassem as fronteiras da organização. O tradicional órgão de RH 
deve transformar-se em um grupo virtual que pode apoiar as pessoas independentemente 
do tempo e do espaço onde o serviço seja necessário.  

4. Sistemas: a nova organização deve ser construída em uma infraestrutura extensiva 
que permita conectividade e volume de informação. A premissa é que as organizações 
globais líderes estão ganhando agilidade e flexibilidade através da combinação de um 
modelo de ambiente de trabalho altamente distribuído com uma infraestrutura de 
Tecnologia da Informação robusta e colaborativa.  

5. Ambiente de trabalho: o componente final da arquitetura de uma organização 
resiliente é o desdobramento do local físico de trabalho. A resiliência do ambiente de 
trabalho é alcançada através da distribuição do local de trabalho em ambientes múltiplos 
e dispersos. As técnicas alternativas como office hoteling, telecommuting e desk sharing 
proporcionam o nível de flexibilidade do ambiente de trabalho e a agilidade é essencial 
para reduzir o risco de incidentes catastróficos em uma empresa. Todavia, não é 
suficiente criar um ambiente altamente distribuído e conectado. É essencial avaliar 
constantemente a segurança e conforto do local de trabalho.


2 comentários:

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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