CARREIRA



As perguntas mais comuns nas entrevistas de emprego


O Empregos.com.br ouviu o coach executivo Carlos Cruz e o consultor organizacional Eduardo Shinyashiki a respeito. Da entrevista surgiram as 20 perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego e dicas de como você pode respondê-las para se dar bem em um processo de seleção.

1. Fale sobre você.
Não existe regra. Cada entrevistador tem uma expectativa. No geral, o selecionador quer saber mais sobre a formação acadêmica do candidato, o que ele gosta de fazer (hobby), seus sonhos e expectativas. A orientação é direcionar o discurso para o âmbito profissional.

2. Quais são seus objetivos a curto prazo?
O candidato tem de pensar qual é o seu objetivo antes da entrevista. Só assim vai saber se determinada oportunidade de emprego é interessante para ele. É necessário que o profissional “entreviste” também a empresa e averigue se a proposta é significante para sua carreira.

3. Quais são seus objetivos a longo prazo?
Como em uma relação a dois, é primordial que a pessoa deixe claro quais são seus anseios na vida profissional. Para isso, é preciso ter clareza. O erro da maioria dos candidatos é a passividade, isto é, aceitar uma proposta sem saber o que é relevante para sua trajetória profissional.

4. Como você lida com as pressões do trabalho?
O candidato deve dar exemplos vivenciados por ele. Isso vai dar consistência à resposta e segurança para o entrevistador enxergar que o profissional tem potencial para ocupar determinada posição.

5. Por que devemos contratá-lo?
Dizer que você tem sede de aprender, de crescer profissionalmente e de contribuir com a empresa não são respostas satisfatórias. O candidato deve expor como pode colaborar com o desenvolvimento da organização.

6. Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa?
O entrevistado deve se fazer essa pergunta antes de ser questionado. Quais as expectativas da empresa com relação ao profissional que vai ocupar a vaga disponível? Se isso não estiver claro, o candidato deve questionar o selecionador.

7. Quais foram suas maiores realizações profissionais?
Cite até três exemplos. Procure falar sobre as realizações mais relevantes em sua vida profissional que estejam atreladas às expectativas ou ao negócio da empresa. “Nessa hora o profissional deve ser marketeiro, ou seja, elencar o que tem de melhor e dizer sem receios”, destaca o consultor Carlos Cruz.

8. Quais são seus pontos fortes?
O candidato deve listar suas principais características e eleger o que considera ser atributos de um talento. Pergunte-se: o que os seus colegas de trabalho diriam positivamente de você? Pense em sua rotina profissional e escolha as qualidades que mais o definam no trabalho.

9. Quais são os seus pontos a desenvolver?
Cite um exemplo e foque no que você está fazendo para superar a dificuldade. Não dê ênfase ao seu ponto fraco.

10. Qual é o seu maior sonho?
Para responder a essa pergunta o candidato deve saber exatamente o que quer. Quanto mais autêntico ele for, maior será a probabilidade de encontrar uma empresa alinhada ao seu perfil.

11. Por qual motivo você saiu da empresa anterior?
Diga que está em busca de crescimento profissional e melhores oportunidades de carreira.

12. Por que ficou pouco tempo nos empregos anteriores?
Justifique afirmando que busca acima de tudo uma empresa que investe nos funcionários, valoriza o seu trabalho e dá oportunidades de crescimento.

13. Por que está há tanto tempo no emprego atual?
Você pode dizer que a empresa atual possui valores compatíveis com os seus e o valoriza enquanto funcionário. Explique que no momento quer alcançar outros objetivos e ganhar experiência em empresas diferentes.

14. Você já recebeu críticas sobre o seu trabalho? Como reagiu?
Segundo o consultor Eduardo Shinyashiki, críticas são sempre bem-vindas, pois ajuda o profissional a perceber os erros para não cometê-los novamente. Ele orienta o candidato a responder que o feedback é essencial para o crescimento profissional.

15. O que você considera importante em uma empresa?
Responda com palavras que estejam ligadas aos seus valores pessoais. Exemplos: organização, seriedade, valores profissionais e sociais, conforto para trabalhar e um quadro de funcionários estável.

16. Como você se comporta no trabalho?
Diga o que as empresas gostam de ouvir, desde que seja verdade, é claro. Exemplo: sou pontual, dedicado, comprometido, responsável, criativo, dinâmico, eficaz, flexível e sei trabalhar em equipe.

17. Com que tipo de pessoa você prefere trabalhar?
Pense em características pessoais valorizadas pelas empresas. Você pode dizer que gosta de trabalhar com pessoas comprometidas, responsáveis e que tenham espírito de equipe.

18. Com que tipo de pessoa você encontra dificuldade em trabalhar?
Pense em características que firam o clima da organização e acabam influenciando negativamente o rendimento no trabalho. Exemplo: pessoas arrogantes, impacientes e sem espírito de equipe.

19. Por que você escolheu essa carreira?
Diga que você se identifica com a área, dedica-se a ela e sente prazer no que faz.

20. Como você se comporta quando algo não sai como planejou?
Nessas horas, o importante é manter a calma e tentar reverter a situação de outra maneira para atingir o objetivo. Se você age dessa forma esta é uma resposta convincente.

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/entrevista/preparese/141003-perguntas_frequentes.shtm

Como elaborar um currículo


Muitos amigos têm me perguntado sobre como elaborar um currículo. Não há mistérios, o mais importante é dar relevância para seus diferencias, e jamais mentir informações. Alguns cuidados são importantes para que seu cartão de visita fique mais atrativo e abaixo deixo um modelo e recomendações. O sucesso na carreira começa com o foco que você da para sua vida!!

 Sucesso e boas oportunidades!!



IDENTIFICAÇÃO
Não se esqueça de informar os dados pessoais por meio dos quais o recrutador vai entrar em contato com você. Tenha atenção especial ao e-mail e telefone. Não é necessário informar endereço residencial, apenas o bairro é suficiente. (segurança é fundamental) Coloque também registro profissional, exemplo CRM xxxx

OBJETIVO
Diga de cara qual é o seu objetivo. Você quer atuar em qual área? Tem competência para assumir qual posição? Da mesma maneira, cite as experiências profissionais que possam ser interessantes à vaga de emprego disponível. 

QUALIFICAÇÕES
Resuma suas principais competências ou qualificações para o recrutador. Diga qual sua área de atuação, principais conhecimentos e certificações, domínio de línguas estrangeiras.

FORMAÇÃO
Informe os cursos de graduação ou especialização condizentes à sua área, bem como instituição de ensino e ano de conclusão. Coloque em destaque os idiomas estrangeiros e o nível de fluência neles. Pode ser um diferencial.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
É importante mencionar em tópicos, de forma resumida, suas principais atividades nos empregos anteriores ou atual. Se você conquistou uma promoção, não se esqueça de informar
Caso você não tenha experiência e busca uma vaga de estágio ou trainee, fale sobre atividades complementares no meio acadêmico, projetos de iniciação científica, trabalhos voluntários. Vale até citar o projeto desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou suas preferências e interesses pessoais e profissionais.

CURSOS E OUTRAS ATIVIDADES
Colque os cursos realizados em ordem recente de tempo e se faz trabalhos voluntários e premiações recebidas

  • Dicas de formatação e letras: Use Arial ou Times número 12. Para os campos uso negrito
  • Tente ser claro e objetivo utillizando escrita correta das palavras, sem abreviações.
  • Não é necessário assinar o currículo
  • Seja objetivo no texto, mas não “enxugue” demais suas experiências.
  • Tente focar sua experiência do currículo na área em que deseja a oportunidade.
  • Sempre que for enviar ou entregar um currículo coloque o cargo de acordo com a vaga em aberto.
  • Não envie sempre o mesmo currículo para várias empresas. Cada empresa merece sua atenção e a elaboração de um currículo específico. Se a função for mais técnica, exigindo conhecimentos específicos, dê mais destaque à formação escolar. 
  • Se a vaga for para uma atuação mais prática, como por exemplo serviços de decoração, destaque sua experiência profissional prévia. Caso não tenha essa experiência, mostre no item extras as habilidades que o ajudariam a fazer o trabalho. 
Quando vale a pena fazer um MBA?

Muitos amigos têm me perguntando se vale a pena investir num MBA, e para iniciar gostaria de dizer que a regra é clara:
- Para ser reconhecido no mercado é preciso ir além do horário do expediente e investir seus rendimentos na própria formação. 
 MBA  é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em Português, Mestre em Administração de Negócios. 
Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da administração, onde são estudadas matérias de marketing, finanças, RH, contabilidade etc.
Eu tive a oportunidade de fazer dois MBAs, um em Gestão de Pessoas e outro em Gestão Empresarial... A.M.E.I e o aprendizado e network realizado fizeram valer a pena cada minuto do meu tempo e cada real investido.
As recompensas para a carreira variam muito de profissional para profissional, mas um diploma de MBA abre portas para a vida de qualquer executivo, de um modo geral. 
Um MBA fora do país faz ainda mais diferença. Ganha-se experiência em outra cultura, faz-se amigos de todo o mundo e, aí sim, o período de estudante é freqüentemente descrito como o melhor ano da vida daquela pessoa. Muitas institituições como a FGV permitem que você faça o módulo avulso fora do país após a conclusão do módulo nacional, o que facilita em termos financeiros o alto investimento.
Infelismente vivemos no Brasil um processo de banalização dos cursos de MBA. “As pessoas pensam que o diploma vai resolver todos os problemas das vidas delas”, diz Bacetti à Revista Exame.

Para não correr o risco de inevstir em algo que não terá tantos benefícios o melhor caminho é pesquisar o que cada escola oferece, compará-las e ver qual delas dispõe do melhor programa de acordo com as necessidades de cada um. E para ter certeza se é seu momento verifique  as 3 orientações básicas:


Quando fazer o MBA:
- quando tiver com experiência profissional de pelo menos três anos;
- fluência em inglês, principalmente para aqueles que querem fazer um MBA fora do Brasil;
- se tiver interesse numa carreira executiva

Sucesso na Escolha!!


Como ter uma carreira de sucesso?
Será que tem segredo ou fórmula mágica?

Quando vamos às livrarias, vemos milhares de livros e revistas sobre o tema...autores de todas as nacionalidades tentando nos dizer como atingir uma carreira bem sucedida.
Em detrimento deste desejo, vivemos numa sociedade de "Workaholics", de atidepressivos e obesos... então a matemática de ter mais conhecimento, ou mais teorias sobre o assunto, parece não estar funcionando...
Resolvi então, neste espaço, contar a história de pessoas comuns, que são bem sucedidas na carreira e descobrir o que estas pessoas tem feito para se sentirem satisfeitas e felizes com seu trabalho...
São pessoas que admiro e tenho orgulho de conhecer a história....então mãos à obra..
em breve

Nenhum comentário: