16 de abril de 2012

Porque tem acontecido tantos erros nos hospitais?


Estou muito triste com tantos casos de erros de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem em hospitais de todo o Brasil.
Como pode numa década na qual nunca tivemos tantas capacitações e mais acesso ao ensino, erros tão graves, como trocar soro por leite, operar perna esquerda ao invés da direita, injetar ácido, como isso pode ocorrer?
Trabalhei 7 anos dentro de um hospital extremamente atento à  qualidade do atendimento posso dizer que o que mais assisti foram profissionais altamente responsáveis e preocupados em fazer o MELHOR E ATÉ O IMPOSSÍVEL para assistir da melhor forma possível o paciente e sua família.
Quem trabalha na área de saúde assume uma responsabilidade sobrenatural de CUIDAR  e se desdobra para que o paciente saia da instituição saudável e vivo!
Porém, as condições de investimento na saúde ainda são precárias, interesses políticos estão acima da condição assistencial, e infelizmente não é um problema apenas de órgãos públicos.
Os hospitais estão reféns de um monopólio de interesses partidários e pessoais que dificultam uma administração plena, impossibilita investimento em salários, jornada de trabalho, e assim, bom profissionais sobrecarregados pela falácia do sistema, assumem jornadas de até 36 horas, conciliam três e até quatro empregos, e aí não há competência que se baste...o organismo grita por descanso, e os erros aparecem.
O Brasil precisa ACORDAR, não é a Copa do Mundo ou Olimpíadas que vai criar melhorias para nossa população. Basta.
Precisamos de representantes de valor, que resgate o valor à vida, que ao invés de prometer construção de hospitais, melhore o fluxo, orçamento e controle, melhore as reais condições. Isso pode não dar voto, mas manterá as pessoas VIVAS.
O erro não esta no profissional que comete a falha, isto é consequencia de um sistema monopolista. É hora de uma grande reforma da saúde... o processo está gritando por socorro.
Aos meu amigos profissionais da saúde, que Deus lhes dê sabedoria, cuidado e atenção no cuidado com o paciente, e que Deus os abençõe, pois vocês sim, são verdadeiros guerreiros por conseguir prestar assistência ao paciente em condições estruturais tão lamentáveis.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom este artigo e inaceitavel tudo que esta acontecendo.

Anônimo disse...

Muito bom o texto, Sheila, parabéns.

Abs, Eliane

Flávia Lara disse...

Amiga, estava discutindo sobre isto ontem. Realmente émuito triste. Está passando da hora dos políticos tomarem uma atitude de aumento de salário e valorização do profissional da saúde.
Adorei o texto!