25 de agosto de 2011

Steve Jobs sai do comando executivo da Apple

Uma revolução com iPod, iPhone e iPad 
 Acordei hoje com a notícia de que um dos executivos e exemplos de liderança em minha vida, renunciou seu cargo por questões pessoais, e embora seja estranho, admirei a coragem e determinação de Jobs.  
Segundo o Globo, Steve Jobs anunciou na noite de quarta-feira sua saída do cargo de diretor-executivo da Apple. Em licença médica desde 17 de janeiro último, Jobs trouxe à tona com sua decisão novos temores sobre seu estado de saúde - em 2004 o executivo teve um câncer no pâncreas, supostamente curado, e fez um transplante de fígado em abril de 2009. "Eu sempre disse que se chegasse o dia em que não pudesse mais cumprir meus deveres e expectativas como diretor-executivo da Apple, eu seria o primeiro a dizer-lhes", afirmou Jobs em mensagem à diretoria da Apple. "Infelizmente, esse dia chegou. 
Por meio desta, renuncio ao cargo de diretor-executivo. Para seu sucessor, Jobs apontou o diretor-executivo em exercício, Tim Cook, cujo nome já estaria no plano de sucessão da empresa californiana. Disse ainda acreditar que "os dias mais brilhantes e inovadores da Apple ainda estão à sua frente", e que esperava observar e contribuir para o sucesso da empresa em seu novo posto. Com o anúncio da saída de Jobs, as ações da Apple caíram 7% após o fechamento das bolsas (o chamado after market). Compras e vendas tinham sido paralisadas antes do anúncio, por aproximadamente 25 minutos. Logo depois, os papéis caíram até US$ 20, por ação, chegando a US$ 356. 

Nenhum comentário: